Make your own free website on Tripod.com
Fotos Da Pm
Swat
Policia Montado[Cvl]
Gate
Policia Civil
                          




                                             Arquivos    
Secretário participa de formatura, apresentação do Infocrim e reunião do Gabinete Estratégico em Campinas
Quinta-Feira, 27 de Março de 2003


A cidade de Campinas recebeu na sede do 8° BPM/I o Secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, para a formatura de 115 novos soldados da Polícia Militar no dia 26/03 (quarta-feira). O Secretário também apresentou detalhes do Infocrim, que será implantado na cidade, além de participar da Reunião do Gabinete Estratégico de Segurança Pública.

Estiveram presentes na formatura o Comandante Geral da Polícia, Cel. Alberto Silveira Rodrigues; o Comandante do CPI-2, Cel. Reynaldo Pinheiro Silva; e o Comandante do 8° BPM/I, Ten. Cel. Osmar Sabbatini.

A partir do dia 26/03, os soldados já assumiram o policiamento preventivo/ostensivo da região de Campinas, sendo que 14 serão destinados para o 8° BPM/I (Campinas); 24 para o 11° BPM/I (Jundiaí); 21 para o 19° BPM/I (Americana); e 56 para o 35° BPM/I (Campinas).

Durante a solenidade, o Secretário Abreu Filho entregou o certificado e a Láurea de Mérito Pessoal de 5° grau ao primeiro colocado do curso, o Soldado Claudinei Marcos Trombeli. A esposa Rosa de Jesus dos Santos, de 25 anos, estava radiante. Ela foi logo cumprimentar o marido com a filha, de apenas 6 anos. "Estou tremendo, além de muito feliz e orgulhosa”, disse. “Estou realizado de ter estar cumprido com o meu dever. É muita emoção”, contou Trombeli.

O Secretário da Segurança fez questão de homenagear os 115 formandos: “Este é um dia de alegria, pois novos policiais estão entrando para a corporação da Polícia Militar”, disse. Segundo ele, mais 500 policiais estarão se formando no próximo dia 17 de abril. “É uma corporação que se renova, e o único órgão (juntamente com a Polícia Civil) que funciona 24 horas por dia em 645 cidades”, ressaltou.

Abreu Filho relembrou do seu discurso há um ano: “Assumimos num verdadeiro ambiente de angústia, com muitos seqüestros e roubos. Havia uma sensação de impotência, de que não se viraria o jogo na cidade de São Paulo. De vez em quando, sofremos algum revés, mas até agora não perdemos nenhuma guerra. A polícia ganhou todas no Estado de São Paulo”, disse o Secretário.

O Cel. Alberto Silveira Rodrigues destacou que, apesar da corporação possuir 170 anos, a Polícia Militar não deixou de acompanhar as evoluções tecnológicas: “Nós não paramos no tempo. A cada dia, buscamos a renovação e o desenvolvimento de novos equipamentos para que possamos prestar um excelente serviço a população”.

Vestido à caráter como um verdadeiro policial militar, o pequeno Guilherme Burgi, de 6 anos, estava na platéia homenageando seu irmão, que era um dos soldados formados. “Sonho em fazer parte da polícia. Quero ser igual ao meu irmão”, contou Guilherme.

Infocrim em Campinas

O Secretário da Segurança também participou da apresentação do Infocrim em Campinas, realizado no 1° Distrito Policial da cidade. O banco de dados que funciona como um ágil sistema de informações para as polícias Civil e Militar já existe na Capital e na Grande São Paulo.

“O Infocrim é nutrido pelos boletins de ocorrência. Se diariamente as delegacias mandarem informações sintonizadas para a Seccional, teremos o movimento dos crimes em Campinas”, disse.

O Secretário apontou a importância da implantação do sistema na cidade: “É um bom instrumento para a Secretaria na fixação das metas e um bom instrumento de gestão. Ele vai acrescentar muito nos sistemas de gerenciamento de informação e inteligência da polícia de Campinas”.

Gabinete Estratégico de Campinas
A reunião do Gabinete Estratégico de Segurança Pública, realizado no CPI-2, foi presidida pelo Secretário da Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho. Estiveram presentes o Presidente da Associação Comercial de Campinas, Guilherme Campos; o Coordenador Estadual dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança), Pierre de Freitas; e o Presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo.

Questionado sobre a permanência de presos em carceragens de distritos policiais na região de Campinas, o Secretário rebateu: “Essa questão será resolvido quando tivermos um CDP (Centro de Detenção Provisória). E a nossa meta é esvaziar os distritos. Nós já desativamos 99 em todo o Estado. Ontem, foi a vez da Cadeia Pública de Suzano. Estamos trabalhando duro”.

Segundo Saulo Abreu Filho, dos 114.000 presos que o Estado possui, 27.000 estão na Segurança Pública. “Mas o maior volume já está com a Administração Penitenciária”, apontou o Secretário.

Ao ser questionado sobre a lotação de presídios por Guilherme Campos, da Associação Comercial de Campinas, o Secretário fez questão de lembrar que o Governo está cumprindo suas metas: “São Paulo tem um modelo de Administração Penitenciária. O problema é local, pois há recursos. Mas a nossa meta está sendo cumprida: esvaziar os distritos policiais”.

Segundo Abreu Filho, “até CDP vertical” está sendo feito: “A região do ABC (que reúne quatro cidades) terá um prédio, pois não dá mais para expandir. Precisamos é de metro quadrado, mas aí as Prefeituras precisam indicar os locais”, ressaltou.

O Secretário também colocou em pauta a implantação do Infocrim na cidade de Campinas. “Agora, a apuração será muito mais rápida, o que vai ajudar a Polícia Civil e Militar”, finalizou.