Make your own free website on Tripod.com
Fotos Da Pm
Swat
Policia Montado[Cvl]
Gate
Policia Civil
                          



                                             Arquivos    
Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar completa 27 anos
Sexta-Feira, 24 de Janeiro de 2003

O Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar completou 27 anos de sua criação no último dia 6 e hoje, dia 24, recebeu as homenagens pelos ótimos serviços prestados nestas quase três décadas em solenidade na sede do 1º Batalhão de Choque, na avenida Tiradentes, no bairro da Luz, região Central da Capital Paulista.

“Nós todos sabemos do trabalho extremamente significativo em prol da sociedade que exerce e desempenha o Choque da Polícia Militar.” Com essas palavras, o secretário-adjunto da Segurança Pública, Marcelo Martins de Oliveira, agradeceu aos mais de 3 mil homens que compõem essa unidade da PM especialmente treinada para pôr fim a situações de risco para a população em situações de segurança pública. “O Choque chega para solucionar as questões, para resolver os problemas”, como descreveu muito bem o secretário-adjunto.

O Comando foi criado em 1976 para coordenar os três batalhões de Choque então existentes. Sua principal atribuição é o de zelar pela manutenção da ordem pública no Estado de São Paulo, combatendo todo tipo de tumulto que ponha a população em risco, grupos armados em insurreição - como o controle das motins e rebeliões em unidades prisionais – e outra ações que atentem contra as leis estabelecidas.

Essa unidade é composta pelo 1º Batalhão de Choque, conhecido como Tobias de Aguiar, onde se abrigam as cinco companhias da Rota; o 2º Batalhão, com quatro companhias de choque controlam o policiamento de praças desportivas e de eventos, além de controle de tumultos em cadeias; o 3º Batalhão, com seis companhias, entre elas o Canil (cães para controle de multidões e combate ao tráfico de drogas), o COE (Comando de Operações Especiais) e o Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais, conhecido por suas ações de táticas especiais e pela unidade antibomba); e o 4º Batalhão, conhecido como o Regimento Montado 9 de Julho, a cavalaria, com seis companhias.

A cerimônia de aniversário, com a presença do comandante Geral da Polícia Militar, coronel Alberto Silveira Rodrigues, do comandante do Policiamento de Choque, coronel Tomaz Alves Cangeranam, além do secretário-adjunto; do diretor do Denarc, Ivaney Caíres de Souza, representando do delegado Geral da Polícia Civil, Marco Antônio Desgualdo, além do secretário-adjunto, que representou o secretário Saulo de Castro Abreu Filho e o governador do Estado, Geraldo Alckmin.

Na solenidade foram homenageados também 33 policiais militares coma Láurea de Mérito Pessoal, 29 com a Medalha Valor Militar, oito com o Diploma de Destaque e quatro com troféus de Produtividade.