Make your own free website on Tripod.com
                                                      

Policial Militar participa do Campeonato Militar Mundial de Judô
Sexta-Feira, 29 de Abril de 2005
Treinamento, seletivas, campeonatos. Atualmente, essa é a rotina do Soldado Mário Sabino Júnior. Policial militar há seis anos no 4º BPM/I de Bauru, ele se prepara para o 30º Campeonato Mundial Militar de Judô, que será realizado no mês de julho, em São Petersburgo, na Rússia. “Meus objetivos são chegar ao tricampeonato mundial e a minha terceira Olimpíada. Participei de Sydney e Atenas, mas não consegui medalhas. Quero levar o Brasil e o nome da Polícia a mais campeonatos, alcançando mais títulos mundiais”, conta o atleta, que foi bicampeão do Mundial Militar em 2000 e 2001.

O Campeonato Mundial Militar de Judô é uma competição amplamente divulgada na Europa, que reúne em média 120 atletas militares de todo o mundo. O Brasil participa anualmente do evento desde 1978.

O Soldado Sabino já participou do mundial cinco vezes. Em 1991, conquistou o 5º lugar. Foi bicampeão em 2000 e 2001, competindo na modalidade meio pesado. Em 2003 e 2004, devido a uma contusão, não conseguiu ficar entre os primeiros lugares.

Além de campeão mundial militar, o policial é bicampeão mundial das Forças Armadas, campeão dos Jogos Sul-americanos em 2002, campeão dos Jogos Panamericanos em 2003 e campeão do Campeonato Panamericano de 2003.

Hoje, o atleta se prepara para mais duas competições: o Troféu Brasil Vitória, previsto para 8 de maio, e a seletiva para o Campeonato Mundial, que será realizada nos dias 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro. Os treinos têm sido pesados, com lutas diárias e musculação.

No mês passado, os atletas brasileiros realizaram uma pré-competição no Rio de Janeiro, enfrentando equipes da Holanda, Alemanha, França, México, Porto Rico e Equador. “Foi uma experiência válida, porque pudemos sentir o nível dos futuros adversários”, finalizou Sabino.